Perfect Data Solutions | Blog

blog details

3 Dezembro 2023

7 erros ao iniciar uma área de dados na sua empresa

Tomar decisões baseadas em dados foi de algo opcional para algo obrigatório no mercado competitivo que vivemos. Empresas que buscam crescimento tem investido em dados e na procura de insights que ajudem a alcançar tal objetivo. Porém poucas empresas sabem que iniciar um departamento de dados pode oferecer riscos e armadilhas que não são tão óbvias assim. Desde a ausência de uma estratégia de dados até a limitação de recursos, o percurso de criação de um departamento de dados numa empresa é marcado por vários erros que podem dificultar a sua eficácia e até gerar prejuízos. Vamos explorar esses desafios e maneiras de superá-los.

1. Objetivos e planejamento pouco claros

Muitas empresas mergulham na criação de um departamento de dados sem uma estratégia clara. A ausência de objetivos bem definidos e alinhados à visão da empresa dificulta a identificação de quais dados são cruciais para a tomada de decisões. Esse erro é muito comum quando imaginamos que apenas implementando uma área de dados as coisas vão começar a dar certo magicamente. É preciso definir o motivo da empresa estar buscando dados. Antes de tudo comece definindo objetivos específicos e alinhando-os com os objetivos do negócio. Concentre-se no levantamento de dados que contribuam diretamente para alcançar estes objetivos.

Exemplo: Você está negociando um grande projeto com um cliente. O cliente solicita um desconto, caso contrário o negócio não será fechado. Nesse momento você precisará de muitos dados para aplicar o desconto sem ficar no prejuízo. O que você precisará saber:

  • Em projetos anteriores quais foram os valores do orçado x realizado?
  • Quais foram os custos de aquisição desse cliente?
  • Qual será a margem de lucro se eu aplicar esse desconto?
  • Qual o custo de oportunidade?

As necessidades especificadas acima já podem lhe dar um direcionamento de quais fontes de dados buscar, indicadores e pessoas que estarão envolvidas.


2. Recursos limitados para expectativas ilimitadas


Por cautela ou até por não ter um conhecimento aprofundado sobre o assunto, muitas empresas podem direcionar poucos recursos para a área de dados. O erro não está em direcionar pouco, mas esperar grandes resultados com pouco investimento. É perfeitamente aceitável que no começo seja destinado poucos recursos com o objetivo de fazer experimentações, mas é preciso ter em mente que investimento em dados traz resultados no médio e longo prazo. Você conseguiria imaginar sua empresa daqui 5 anos sem o departamento de contabilidade mesmo que terceirizado? Da mesma forma, não é possível imaginar-se sem uma área de dados. Internamente ou terceirizado, sempre uma empresa precisará de dados para tomar decisões.



3. Negligenciar a qualidade e a governança dos dados

Em meio à agitação, garantir a qualidade dos dados e implementar práticas de governança muitas vezes fica em segundo plano. Numa organização todos precisam de dados e precisam rapidamente, mas isso não pode justificar dados incorretos. A má qualidade dos dados afeta a precisão da tomada de decisões.

Priorize a qualidade dos dados estabelecendo protocolos de governança simples. Crie diretrizes para entrada, armazenamento e uso de dados para manter a consistência. Valide os dados antes de disponibilizar para toda a organização.

4. Resistência Cultural à Mudança

A introdução de uma cultura orientada por dados pode enfrentar resistência devido a práticas tradicionais arraigadas ou ao ceticismo sobre o valor das decisões baseadas em dados. O desafio é maior se a resistência parte da liderança. Isso aumenta o custo da implantação de uma área de dados , pois será necessário desenvolver uma estratégia visando garantir que todos estejam engajados em promover uma cultura de decisões baseadas em dados.

Resultados convencem mais do que palavras, então defenda uma mudança cultural demonstrando os benefícios dos insights baseados em dados. Incentive iniciativas de pequena escala que apresentem implementações de dados bem-sucedidas.

5. Adoção acelerada de tecnologia

Investir em soluções de alta tecnologia sem compreender as necessidades específicas do negócio pode ser caro e ineficaz para as empresas. A armadilha aqui é achar que por estar investindo em alta tecnologia o retorno será na mesma proporção. Qual tecnologia utilizar depende muito dos problemas que a empresa está querendo resolver e o que está sendo impactado pelas soluções desenvolvidas.

O ideal é começar com soluções econômicas e escalonáveis, adaptadas às necessidades imediatas. Expandir gradualmente a adoção da tecnologia à medida que o negócio cresce e as necessidades de dados evoluem.

6. Preocupações com privacidade e segurança de dados

Ignorar as medidas de segurança de dados pode ser prejudicial, especialmente no que diz respeito a informações confidenciais dos clientes. Isso pode se tornar um problema gigante. Nem queira imaginar o que aconteceria se uma planilha com dados do seus clientes caísse nas mãos de criminosos. Além de multas, a empresa pode enfrentar problemas na justiça e de credibilidade junto a seus clientes.

Faça o correto desde o começo, implemente medidas básicas de segurança e garanta a conformidade com os regulamentos de proteção de dados. Eduque os funcionários sobre as melhores práticas de segurança de dados.

7. Falha na avaliação e adaptação

Presumir que a criação do departamento de dados conclui o processo pode prejudicar o crescimento. A avaliação e adaptação contínuas são cruciais para a melhoria.

Sempre esteja de olho no mercado e entenda como outras empresas implementam estratégias com dados. Defina KPIs mensuráveis e revise-os regularmente. Adapte estratégias baseadas em insights e feedback para refinar as operações de dados.

Conclusão

Estabelecer um departamento de dados em uma empresa é uma jornada repleta de desafios. Ao reconhecer e abordar esses erros comuns – como definir metas claras, utilizar recursos de forma eficiente, priorizar a qualidade dos dados, promover uma cultura orientada a dados, adotar a tecnologia com prudência, garantir a segurança dos dados e refinar continuamente as estratégias – as empresas podem aproveitar o poder dos dados para impulsionar o crescimento e a inovação, mesmo com recursos limitados.

shape shape

Receba nossa newsletter!

Cadastre seu e-mail para receber os melhores artigos.

Cadastrar

Não se preocupe, não fazemos spam